Como Instalar o Microsoft SQL Server 2008 Express Edition em uma VPS?

De Wiki Websolute
Ir para: navegação, pesquisa

Folder-sql-48.png Ativando o Microsoft SQL Server 2008 Express Edition na VPS.

SQL Server-32.png 1. Se necessitar instalar o Microsoft SQL Server 2008 Express Edition, basta localizar o instalador que a Websolute já deixou disponível para você em seu novo servidor virtual.

  • Para isso, faça o logon em seu servidor virtual utilizando o programa de “Conexão à Área Remota de Trabalho” e clique no instalador (SQLEXPR_x64_ENU.exe) para iniciar sua execução.


Inst. SQL1.png


SQL Server-32.png 2. Agora que você já localizou o instalador do Microsoft SQL Server 2008 Express Edition, basta executá-lo.

  • Para isso, clique duas vezes sobre o ícone do instalador e aguarde até que os arquivos de instalação sejam descompactados.
  • Esse processo deve durar aproximadamente 30 segundos e, durante esse processo, a seguinte janela deve surgir na tela, Indicando o Progresso da Descompactação:


SQL2.png


SQL Server-32.png 3. Uma vez terminada a descompactação, a tela inicial do instalador será apresentada.

  • Para seguir com a instalação de um novo banco de dados Microsoft SQL, clique na opção “Installation” à sua esquerda.
  • Depois selecione “New SQL Server stand-alone installation or add features to na existing installation”, conforme demonstrado na figura abaixo.


SQL New3.png


SQL Server-32.png 4. O instalador do Microsoft SQL Server 2008 Express Edition irá executar algumas verificações e uma tela de confirmação (veja a seguir) deverá ser apresentada a você.

  • Se tudo estiver em ordem, clique no botão “OK” para prosseguir.
  • Nota: nossos servidores foram previamente testados e estão aptos a suportarem a instalação do Microsoft SQL Server 2008 Express Edition. Caso seja apresentado algum erro nessa tela, por favor entre em contato com nosso suporte imediatamente e informe o ocorrido.


SQL4.png


SQL Server-32.png 5. No próximo passo da instalação você irá selecionar o tipo de licença a ser utilizado.

  • Como o Microsoft SQL Server 2008 Express Edition é gratuito, o instalador não deixará você escolher entre outras opções ou informar a chave de licenciamento que, nesse caso, não é necessária para a ativação do software.
  • Para prosseguir, basta clicar no botão “Next >” do instalador.


SQL5.png


SQL Server-32.png 6. Nessa outra tela, serão apresentados os termos de uso da licença do programa Microsoft SQL Server 2008 Express Edition.

  • Leia e, se estiver de acordo, clique em “I accept the license terms” e clique em “Next >” para continuar.


SQL6.png


SQL Server-32.png 7. Nesse passo você poderá verificar se falta algum arquivo ou componente necessário à instalação do Microsoft SQL Server 2008 Express Edition.

  • Se tudo estiver correto, clique em “Install” para iniciar a instalação. Durante o processo de instalação deverá aparecer uma mensagem “In Progress” no campo “Status”.


SQL7.png


SQL Server-32.png 8. Na etapa a seguir, o instalador fará a verificação de todas as regras necessárias para a execução do Microsoft SQL Server 2008 Express Edition.

  • Certifique-se de que a verificação tenha sido positiva e clique em “Next >” para prosseguir.
  • Nota: Atenção especial ao “Windows Firewall”. todos os nossos servidores virtuais, baseados em sistemas operacionais Windows Server, já vem com o serviço “Windows Firewall” ativado. Isso significa que você precisará configurar o “Windows Firewall” e habilitar o tráfego do Microsoft SQL Server nas portas especificadas (maiores informações na sessão “Configurando o Firewall do Windows”).


SQL8.png


SQL Server-32.png 9. Na tela seguinte, selecione o local de instalação e as funcionalidades desejadas em seu novo banco de dados e, quando estiver pronto, clique em “Next >”.

  • Em nosso exemplo, selecionamos apenas os serviços básicos de banco de dados através da opção “Database Engine Services”. Veja imagem a seguir:


SQL9.png


SQL Server-32.png 10. Nessa fase você deverá fornecer as informações da instância do banco de dados a ser instalada.

  • É através do valor informado no campo “Instance ID” que você fará referencia ao banco de dados pela sua aplicação. Quando estiver pronto, clique em “Next >”.


SQL10.png


SQL Server-32.png 11. Verifique se os requisitos de espaço em disco estão de acordo com as suas necessidades e clique em “Next >”.

  • Nota: nossos servidores foram previamente testados e estão aptos a suportarem a instalação do Microsoft SQL Server 2008 Express Edition e mesmo o pacote VPS Básico tem espaço suficiente para sua instalação. Caso seja apresentado algum erro nessa tela, por favor entre em contato com nosso suporte imediatamente e informe o ocorrido.
SQL11.png
Importante: nunca selecione o usuário “administrator” para executar o Microsoft SQL Server.

SQL Server-32.png 12. No próximo passo, você deverá determinar as configurações do seu servidor.

  • O mais importante nessa fase é determinar sob qual usuário o Microsoft SQL Server 2008 Express Edition será executado no sistema operacional. Nossa sugestão é criar um usuário “SQLExpress” para essa função. Não utilize o usuárioadministrator” em hipótese alguma pois essa escolha implicaria no comprometimento da segurança de seu novo servidor virtual. Informe o usuário e a senha nos campos indicados e clique em “Next >“ quando estiver pronto.
  • Nota: para criar um usuário, clique no menu “Start”, navegue até “Administrative Tools -> Computer Management -> Local Users and Groups -> Users” e com o botão direito do mouse selecione a opção “New User”. Crie o seu usuário e não esqueça de DESMARCAR a opção “User must change password at next logon” e MARCAR a opção “Password never expires”.


SQL12.png


SQL Server-32.png13. Configure os serviços de banco de dados de acordo com as suas necessidades e clique em “Next >” quando estiver pronto.

  • Nota: por definição, a autenticação do Microsoft SQL Server é integrado com a autenticação do sistema operacional. Ou seja, se você criar um usuário no sistema operacional, poderá conceder-lhe permissões para acessar e até administrar o banco de dados. Se desejar, você pode optar pelo modo “Mixed”, que lhe permite a criação de usuários direto no Microsoft SQL Server. Nossa recomendação é manter o modo padrão (“Windows Authentication Mode”) e adicionar o usuário atual (Administrator) à lista de administradores do banco de dados.


SQL13.png


SQL Server-32.png 14. Se quiser colaborar com a Microsoft e encaminhar relatórios detalhados de erro e utilização, marque as opções desejadas nessa tela e clique em “Next >”.


SQL14.png


SQL Server-32.png 15. Certifique-se de que todas as condições para instalação foram atendidas. Se ocorrer algum problema, verifique e corrija. Quando estiver pronto, clique em “Next >” para seguir com a instalação do seu Microsoft SQL Server.

  • Nota: nossos servidores foram previamente testados e estão aptos a suportarem a instalação do Microsoft SQL Server 2008 Express Edition. Caso seja apresentado algum erro nessa tela, por favor entre em contato com nosso suporte imediatamente e informe o ocorrido.
SQL15.png


SQL Server-32.png 16. Confira todos os parâmetros e configurações selecionados até agora. Se desejar corrigir alguma coisa, basta clicar em “< Back” até a tela da configuração que deseja alterar. E, finalmente, quando estiver pronto, clique em “Install” para iniciar a instalação do seu Microsoft SQL Server 2008 Express Edition.


SQL16.png


SQL Server-32.png 17. Acompanhe o progresso e o status da instalação. Se tudo correr bem, você deve receber a seguinte mensagem em sua tela. Se ocorrer algum erro, corrija e tente novamente.

  • Nota: nossos servidores foram previamente testados e estão aptos a suportarem a instalação do Microsoft SQL Server 2008 Express Edition. Caso seja apresentado algum erro nessa tela, por favor entre em contato com nosso suporte imediatamente e informe o ocorrido.
SQL17.png


SQL Server-32.png 18. Uma vez concluída a instalação, você receberá em tela o sumário a seguir. Verifique se há necessidade de atualizar algum componente através da janela “Supplemental Information”.


Pronto. Agora você já pode utilizar seu banco de dados Microsoft SQL Server 2008 Express Edition.
SQL18.png
Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas